sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Afinal...


Sabe quando você gostaria de dizer tanta coisa, mas tanta, tanta coisa e que termina não saindo nada?

Sabe quando os pensamentos são tantos que te desorienta por estarem demasiadamente velozes e desordenados?

Sabe quando estas duas coisas se misturam dentro de você e de repende você já não sabe mais de nada, é um turbilhão de pensamentos, sentimentos, palavras, vontades, medos, que te engasgam e você desaprende a falar, escrever, pensar a ponto de ficar horas em frente a caneta e ao papel e não conseguir escrever uma linha?

Neste momento a gente tenta mudar de estratégia e vai para a frente do espelho para tentar colocar para fora estes pensamentos todos que atordoam, mas lá passamos mais algumas horas ensaiando e as palavras  continuam engasgadas, não saem, pois os pensamentos simplesmente não conseguem entrar numa ortem simétrica com a fala, como se fosse impossível ordenar o tempo entre as idéias, lembranças, insight e sentimentos. Sabe como é?

Acredito que é nesta hora que a gente se convence que o melhor mesmo é não dizer nada, escrever nada, mas é preciso um pouco mais de convencimento, então, você tenta justificar, e diz para você mesmo:

      -Dizer o quê? Para quê? Será que vai ouvir? Será que vai querer entender? É provável que não faça nenhum sentido, não mude nada, não toque nada por dentro, que não tenha valor algum e nenhuma importância.

Vencida esta fase de convencimento, adentramos a constatação pessoal de que qualquer atitude seria apenas um ato estúpido, inútil e desesperado que culminaria apenas em mais uma lembrança dolorida para se esquecer, independente de qualquer sentimento nobre,  puro, verdadeiro e bom que ainda exista dentro da gente.

Afinal, quem vai embora sem dizer tchau olhando nos olhos, deixa claro que  tudo que foi vivido não valeu coisa alguma.

 


De Camila Mascarenhas

3 comentários:

  1. Camila, será que quem vai embora sem se despedir e olhar nos olhos mostra que não valeu a pena, ou apenas teme que ao olhar para a pessoa veja o passado e perceba que vale a pena fazer td de novo? e por isso vai embora sem se despedir? continuo lendo seus txts..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gui,é uma possibilidade! Porém acredito que por mais forte que sejamos, não há como fugirmos por longo de nós mesmos e do que sentimos, então, ir embora sem se despedir por temer não ir, seria um sinal de que dentro ainda existiria algo, assim, como disse Freud, com a mesma força com a qual reprimimos um sentimento, este sentimento volta e seguindo este pensamento, cedo ou tarde este temor perderia o sentido e o sentimento tomaria conta da situação e o retorno para um adeus, ou para um recomeço, aconteceria. Já, ir embora sem dizer adeus pq o que foi vivido não foi forte o suficiente para criar respeito e carinho, faz mais sentido para mim pelo menos, mas nada é absoluto, especialmente quando falamos do outro, afinal, cada um de nós é um universo inteiro!
      Muito obrigada pelo comentário, adorei!
      Espero que sempre me porpocione esta emoção de dialogar sobre o que penso e escrevo!
      Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  2. Falar do outro não é facil, para Sartre ele é nosso inferno. Mas para Hobbes, o outro também sou eu. Se conheço a mim, conheço o outro. Mas td parte de um lugar. A ausência de uma despedida e como ela é vista tende a ser relativizada. Vc escreve partindo de um mundo seu, eu o vejo de um mundo meu, aonde estou sentado sob um carvalho admirando as aguas d eum riacho... mas é um belo txt...já viu que virei fã..e chato rsrs

    ResponderExcluir